Oriovisto Guimarães nasceu em 12 de março de 1947, em Batatais/SP. Formado em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), construiu uma sólida carreira como empresário e educador, sendo um dos fundadores do Grupo Positivo, referência na área de tecnologia e educação.
Durante sua juventude, Oriovisto Guimarães foi ativo no movimento estudantil e membro da Polop (Organização Revolucionária Marxista Política Operária). Em 1968, foi preso no XXX Congresso da União Nacional dos Estudantes, em Ibiúna (SP), um marco da oposição à ditadura militar. Por sua atuação, foi fichado pelo DOPS como líder estudantil a ser monitorado. Selecionado para um programa acadêmico em Harvard pela Associação Universitária Interamericana, teve o passaporte negado pelo regime militar, impossibilitando sua participação. Hoje, considera-se um ex-marxista, reconhecendo que sua antiga adesão ao marxismo estava ligada à resistência ao governo autoritário da época.
Oriovisto Guimarães, foi filiado ao PSDB por mais de dez anos, nunca havia disputado eleições ou ocupado cargos públicos antes de 2018. Em 2018, filiou-se ao PODEMOS, acompanhando o senador Álvaro Dias, de quem é amigo pessoal, e apoiando sua candidatura presidencial, inclusive com doação financeira. Nas eleições de 7 de outubro de 2018, Oriovisto foi o candidato mais votado para o Senado pelo Paraná, elegendo-se senador.
Oriovisto Guimarães tem se destacado por sua atuação em pautas relacionadas à reforma do Estado, controle de gastos públicos e educação.
Em 2019, votou a favor da Reforma da Previdência e, em 2023, apoiou a aprovação da Reforma Tributária.
Entre suas principais atuações, destacam-se:
Oriovisto Guimarães recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar em 2023 pelo Ranking dos Políticos, sendo o 4º melhor parlamentar do Paraná e o 101º na colocação geral. Em 2024, recebeu novamente o prêmio, figurando como o 2º melhor senador do Brasil, empatado com o senador Izalci Lucas (PL/DF).
© 2024 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.