Izalci Lucas Ferreira é um contador e professor, com uma trajetória política que inclui experiência sindical e atuação no campo da educação.
Antes de ingressar na vida pública, Izalci Lucas foi líder sindical e criou o cheque-educação, um programa que utiliza vagas ociosas nas escolas particulares para oferecer educação com desconto para alunos carentes. Esse programa foi uma inspiração para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que busca facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior.
Izalci Lucas foi presidente da Executiva do PSDB no Distrito Federal e foi eleito senador pelo Distrito Federal nas eleições de 2018, com 403.735 votos. No ano de 2024, se filiou ao PL com o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do Presidente Nacional do partido, Valdemar Costa Neto.
Sua carreira política teve início em 1998 no PSDB do Distrito Federal, quando se candidatou a Deputado Distrital e ficou na primeira suplência. Em 2002, foi eleito Deputado Distrital e assumiu a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Em 2006, candidatou-se a Deputado Federal e novamente ficou na primeira suplência, retornando à Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF. Em 2010, foi eleito Deputado Federal e reeleito em 2014.
Destaca-se a participação de Izalci Lucas como um dos autores da Emenda Constitucional 85, também conhecida como PEC da Inovação. Além disso, ele presidiu a Comissão que aprovou o Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/16), o que evidencia seu interesse e atuação no campo da ciência, tecnologia e inovação.
Izalci recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar em 2023 pelo Ranking dos Políticos, com uma nota de 7,56 pontos, sendo o 1º parlamentar do Distrito Federal e a 39º na colocação geral.
© 2024 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.