Eduardo Girão
NOVO

Eduardo Girão

Senador - CE

8,66

Pontos

2°

do Senado

de 79

1°

CE

de 3

NOME CIVIL:

LUIS EDUARDO GRANGEIRO GIRÃO

TELEFONE:

(61) 33036677

Bola Dentro e Bola Fora

Avaliação popular

Megafone

AVALIE ESSE(A) PARLAMENTAR

4,06 de 100 avaliações
* A avaliação e os comentários não interferem nos pontos dos parlamentares.
5
66%
4
13%
3
1%
2
1%
1
19%
  • ANTIPRIVILEGIOS

    ANTIPRIVILÉGIOS Como votou

  • ANTIDESPERDICIO

    ANTIDESPERDÍCIO Presenças & Economia de Verbas

  • ANTICORRUPCAO

    ANTICORRUPÇÃO Processos judiciais

  • OUTROS

    OUTROS

  • TOTAL

Trajetória

Eduardo de Oliveira Girão, nascido em Fortaleza/CE em 20 de setembro de 1972, formou-se em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Antes de iniciar sua carreira política, atuou como empresário nas áreas de hotelaria, transporte de valores e segurança privada. Em 2004, fundou a Associação Estação da Luz, uma entidade sem fins lucrativos que atua na área social e é responsável por produções audiovisuais do cinema brasileiro. Além disso, foi presidente do Fortaleza Esporte Clube em 2017. É primo do deputado General Girão.

Carreira política

Eduardo Girão iniciou sua carreira política em 2018, quando foi eleito senador pelo Ceará pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS) com 1.325.786 votos. Foi fliado ao Podemos entre 2019 e 2013, quando decidiu ir para o Partido Novo, tornando-se o primeiro senador da história da legenda.

Atuação no Congresso Nacional

Durante seu mandato como senador, Eduardo Girão tem se destacado por sua atuação em pautas relacionadas à segurança pública, combate à corrupção, defesa da vida e da família, e políticas públicas voltadas para a transparência e a ética na política.

É conhecido por criticar frequentemente decisões tomadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e por defender a chamada "CPI da Lava Toga", destinada a investigar supostos crimes cometidos por membros do Poder Judiciário. É um frequente crítico a respeito da atuação dos ministros do STF.

Em março de 2021, Girão foi autor de um requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado Federal para investigar o uso de recursos federais destinados ao combate à pandemia de COVID-19 no Brasil, abrangendo tanto a União quanto estados e municípios. Esse requerimento recebeu o apoio de 45 senadores e, em abril do mesmo ano, a CPI foi oficialmente criada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), unindo o pedido de Girão ao pedido anterior do senador Randolfe Rodrigues, que focava na investigação exclusiva do governo federal.

É também conhecido por defesa da vida desde a concepção e contrário a legalização das drogas e das apostas esportivas. É pré-candidato à prefeitura de Fortaleza/CEEm 2023, votou contra a Reforma Tributária.

Reconhecimentos

Eduardo Girão recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar pelo Ranking dos Políticos em todos os anos de seu primeiro mandato até o presente momento (2019-2023). Em 2023 registrou a nota de 8,36 pontos, sendo o 1º parlamentar do Ceará e a 10º na colocação geral.

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades!


© 2024 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.