Nikolas Ferreira de Oliveira, nascido em Belo Horizonte/MG em 30 de maio de 1996, é formado em Direito pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Antes de iniciar sua carreira política, Nikolas atuou como influenciador digital e ativista social, ganhando notoriedade por seu engajamento em pautas conservadoras e de defesa dos valores tradicionais.
É filho de Ruth Ferreira e do pastor evangélico Edésio de Oliveira. É casado com a modelo capixaba Lívia Bergamim Orletti e cristão evangélico da denominação Comunidade Graça e Paz.
Nikolas Ferreira iniciou sua carreira política como youtuber e ativista da família Bolsonaro nas redes sociais. Notabilizou-se também ao defender o impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e mais tarde se tornar o coordenador do movimento Direita Minas. Em 2020 foi eleito vereador de Belo Horizonte pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) com 29.388 votos, sendo o segundo vereador mais votado. Em 2023 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou o PRTB por fraude à cota de gênero, fazendo com que o partido perdesse a cadeira conquistada por Nikolas na Câmara Municipal, mas a esta altura ele já tinha assumido como deputado federal, cargo pelo qual se elegeu já estando pelo Partido Liberal (PL).
Ainda como vereador, em 2021 foi nomeado vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor. É crítico da ideologia de gênero e da utilização da linguagem neutra, tendo apresentado um projeto de lei à Câmara de Vereadores para proibir o uso da linguagem neutra nas escolas de BH. O projeto foi aprovado em abril de 2023, quando Nikolas já era deputado federal.
Nas eleições gerais de 2022, disputou o cargo de deputado federal, pelo Partido Liberal (PL), sendo apoiado pelo presidente em exercício Jair Bolsonaro. Ao longo do processo eleitoral, foi o perfil de Instagram com maior influência entre o público evangélico no compartilhamentos de conteúdos promovendo a reeleição de Bolsonaro, ficando a frente da então primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Foi eleito em primeiro lugar para deputado federal, sendo o mais votado do Brasil naquele pleito e o mais votado da história de Minas Gerais, com 1.492.047 votos. A votação representou quase triplo do recorde anterior, de Patrus Ananias (PT), que recebeu cerca de 520 mil votos nas eleições de 2002.
Durante seu mandato como deputado federal, Nikolas Ferreira tem se destacado por sua atuação em pautas relacionadas à defesa da família, combate à ideologia de gênero, educação e segurança pública. É presidente da Comissão de Educação
Em 2023 votou favorável a reforma tributária.
Nikolas Ferreira recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar em 2023 pelo Ranking dos Políticos, com uma nota de 7,35 pontos, sendo o 3º melhor parlamentar de Minas Gerais e a 79º na colocação geral. É o congressista líder em popularidade digital, elaborado pela Quaest.
© 2025 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.