Veneziano Vital do Rêgo
MDB

Veneziano Vital do Rêgo

Senador - PB

3,83

Pontos

72°

do Senado

de 79

3°

PB

de 3

NOME CIVIL:

VENEZIANO VITAL DO RÊGO SEGUNDO NETO

TELEFONE:

(61)

Bola Dentro e Bola Fora

Avaliação popular

Megafone

AVALIE ESSE(A) PARLAMENTAR

1,60 de 52 avaliações
* A avaliação e os comentários não interferem nos pontos dos parlamentares.
5
8%
4
4%
3
6%
2
6%
1
77%
  • ANTIPRIVILEGIOS

    ANTIPRIVILÉGIOS Como votou

  • ANTIDESPERDICIO

    ANTIDESPERDÍCIO Presenças & Economia de Verbas

  • ANTICORRUPCAO

    ANTICORRUPÇÃO Processos judiciais

  • OUTROS

    OUTROS

  • TOTAL

Trajetória

Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto, nasceu em Campina Grande/PB em 17 de julho de 1970. É formado em direito pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB). Ele pertence a uma família tradicional na política paraibana, sendo filho da ex-senadora Nilda Gondim e do ex-deputado federal Antônio Vital do Rêgo, irmão do ministro do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo Filho, sobrinho-neto do ex-governador da Paraíba Argemiro de Figueiredo, e neto do ex-vice-governador Pedro Gondim. Além disso, é casado com  Ana Cláudia Vital do Rêgo, ex-superintendente da Funasa.

Carreira Política

Veneziano Vital do Rêgo iniciou sua trajetória política em 1992, quando foi candidato a vereador de Campina Grande pelo PST, mas não foi eleito. Em 1996, elegeu-se vereador pelo PDT, sendo reeleito para o cargo em 2000. Em 1998 e 2002, tentou eleger-se deputado federal, sem sucesso. Em 2004, concorreu ao cargo de prefeito de Campina Grande e foi eleito, sendo reeleito em 2008.

Em 2014, Veneziano foi eleito deputado federal pelo MDB, obtendo 177.680 votos, sendo o segundo mais votado na Paraíba. Em 2018, filiou-se ao PSB e foi eleito senador, com 844.786 votos. Em 2021, filiou-se novamente ao MDB. Atualmente, é o 1º vice-presidente do Senado Federal.

Atuação no Congresso Nacional

O senador Veneziano Vital do Rêgo tem se destacado por sua atuação em pautas relacionadas à infraestrutura, energia sustentável e Administração Pública, sendo um apoiador das novas iniciativas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e apoia a regulamentação do mercado de carbono e políticas de hidrogênio verde, reforçando o papel do Congresso na agenda ambiental.

Em 2016 foi um dos deputados federais que votou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Em 2017 foi contrário à Reforma Trabalhista e votou a favor do processo em que se pedia abertura de investigação do então presidente Michel Temer.

Entre suas principais atuações, destacam-se:

  • Relator do PL do Combustível do Futuro, que se tornou a Lei 14.993/2024);
  • Coautor da PEC 84/2019, que permite que a União delegue aos Estados a exploração de portos, aeroportos, ferrovias e energia elétrica, além de alterar o sistema de repartição de receitas tributárias;
  • Autor do PL 872/2021, que dispõe sobre o uso da Inteligência Artificial;
  • Autor do PL 3723/2021, que altera leis para definir critérios de destinação de recursos das Loterias e atualizar as entidades desportivas participantes.

Atualmente é presidente da Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia (FPRNE) e vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento para o Financiamento do Desenvolvimento (FPSNF).

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades!


© 2024 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.