Sérgio Fernando Moro, nascido em Maringá/PR em 1 de agosto de 1972, formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e possui mestrado e doutorado em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Antes de iniciar sua carreira política, Sérgio Moro atuou como juiz federal e ganhou notoriedade nacional e internacional por sua atuação à frente da Operação Lava Jato. É casado com a deputada federal Rosângela Moro (União/SP).
Sérgio Moro ingressou na magistratura em 1996 e se destacou por sua atuação em casos de grande repercussão, especialmente no combate à corrupção e ao crime organizado. Em 2014, assumiu a condução dos processos da Operação Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba, onde coordenou a investigação de um dos maiores esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro já revelados no Brasil. A operação resultou na prisão de altos executivos de empresas, políticos de diversos partidos e empresários.
As investigações foram responsáveis por desarticular um complexo esquema de corrupção envolvendo a Petrobras, grandes empreiteiras e políticos. Entre suas principais ações, destacam-se:
Em 2019, Sérgio Moro foi nomeado Ministro da Justiça e Segurança Pública pelo então presidente Jair Bolsonaro (então PSL). Durante seu mandato como ministro, Moro implementou diversas políticas e programas em busca do fortalecimento do combate ao crime e à corrupção no Brasil. Entre suas principais ações, destacam-se:
Após deixar o governo Bolsonaro, Moro trabalhou como consultor da empresa Alvarez & Marsal por um período. Posteriormente, decidiu ingressar na política e se filiou ao partido Podemos, que planejava lançá-lo como candidato à presidência da República. No entanto, ele anunciou sua saída do Podemos e filiação ao União Brasil, com o qual foi eleito posteriormente senador pelo estado do Paraná com 33% dos votos válidos, com 1.953.188 votos tendo como principais pautas o combate à corrupção e a segurança pública.
Durante seu mandato como senador, Sérgio Moro tem continuado sua defesa contra a corrupção e pelo fortalecimento das instituições. É membro da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e é Integrante da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção. Em 2023, votou contra a reforma tributária.
Sergio Moro recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar em 2023 e 2024 pelo Ranking dos Políticos, sendo este ano com uma nota de 8,33 pontos, sendo o 2º parlamentar do Paraná e a 10º na colocação geral do Senado Federal.
© 2025 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.