Mara Cristina Gabrilli, nascida em São Paulo, é uma psicóloga, publicitária e política brasileira, filiada ao Partido Social Democrático (PSD). Mara é graduada em psicologia pela Universidade Paulista (UNIP) e em comunicação social - publicidade e propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (EPSM).
Fundou, em 1997, o Instituto Mara Gabrilli, Organização não-Governamental (ONG) para apoiar atletas com deficiência, promover e fomentar pesquisas científicas e projetos sociais. Em 2018, Mara Gabrilli foi eleita para representar o Brasil no Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, se tornando a primeira brasileira a ocupar o cargo. Atualmente exerce o seu primeiro mandato como senadora pelo estado de São Paulo.
Candidatou-se em 2004, ao cargo de vereadora pela Câmara Municipal de São Paulo, recebeu 11.917 votos e não foi eleita, ficando como suplente. De 2005 a 2007, dirigiu a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, sendo a primeira portadora do título. Em 2007, tornou-se vereadora. Em 2008, reelegeu-se com 79.912 votos.
Em 2014, foi eleita deputada federal por São Paulo, com 155.143 votos, cargo o qual exerceu por duas oportunidades. Em 2018, candidatou-se ao Senado Federal do Brasil, na coligação AceleraSP, sendo eleita com mais de 6 milhões de votos.
Em janeiro de 2023, deixou o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) após dezenove anos, filiando-se para o PSD.
A senadora possui pautas voltadas para defesa da saúde, das pessoas com deficiência e do esporte.
Entre as suas principais atuações, destacam-se:
Ela é autora do PL 5901/2023, que altera a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), para integrar e articular os procedimentos de dispensação de órteses, próteses e materiais especiais, e dar publicidade e transparência a esse processo.
Ela é autora do PL 5771/2023, que altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, (Estatuto da Criança e do Adolescente), para conceder a gratuidade dos transportes coletivos ao acompanhante de recém-nascido por ocasião da condução deste para a realização de exame ou consulta, no âmbito do Programa Nacional de Triagem Neonatal, bem assim para o seu retorno ao domicílio após o atendimento.
Ela é autora do PL 3461/2021, que altera a Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), para estabelecer o Sistema Nacional de Certificação de Inclusão no Trabalho e criar o Selo Nacional da Inclusão no Trabalho.
Como deputada federal, protocolou 57 projetos de lei, 2 propostas de emenda à Constituição e foi relatora de 17 projetos de lei. É também autora de emendas em projetos do Governo, como no PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), no Plano Nacional de Educação e as que garantiram acessibilidade nas novas construções do Programa Minha Casa, Minha Vida. Em março de 2012, foi relatora da Medida Provisória 550/11, que concede crédito para financiamento de produtos e serviços de tecnologia assistiva. Em 2013, foi designada relatora da Lei Brasileira de Inclusão (antigo Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Na Câmara dos Deputados foi eleita Terceira Secretária da Mesa Diretora (biênio 2015/16), a primeira vez na história do Congresso Nacional que uma mulher assume como titular. Mara ainda foi presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e da Frente Parlamentar Mista de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras. Integrou, como única representante do Congresso, em agosto de 2015, a delegação do Estado Brasileiro em Genebra na reunião do Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização Nações Unidas (ONU) e, em junho de 2016, esteve na ONU, em Nova Iorque, para a 9ª sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Além disso, foi relatora da Lei Brasileira de Inclusão dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
© 2025 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.