Arthur Oliveira Maia
UNIÃO

Arthur Oliveira Maia

Deputado Federal - BA

2,69

Pontos

458°

da Câmara

de 488

32°

BA

de 37

NOME CIVIL:

ARTHUR DE OLIVEIRA MAIA DA SILVA

TELEFONE:

(61) 3215-5830

Bola Dentro e Bola Fora

  • ANTIPRIVILEGIOS

    ANTIPRIVILÉGIOS Como votou

  • ANTIDESPERDICIO

    ANTIDESPERDÍCIO Presenças & Economia de Verbas

  • ANTICORRUPCAO

    ANTICORRUPÇÃO Processos judiciais

  • OUTROS

    OUTROS

  • TOTAL

Trajetória

Arthur de Oliveira Maia da Silva nasceu em 17 de agosto de 1964, em Salvador (BA). Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui mestrado em Direito Econômico também pela UFBA, além de cursar Gestão Estratégica de Negócios na Wharton School da Universidade da Pensilvânia. Sua carreira profissional teve início no escritório de advocacia tributária do jurista Edvaldo Brito, passou pela assessoria na vice-governadoria da Bahia, e atuou como advogado em Guanambi, onde também foi vereador e chegou a presidir a Câmara Municipal.

Carreira política

Arthur Oliveira Maia iniciou sua vida pública como vereador em Guanambi (1989–1992). Posteriormente, foi eleito deputado estadual da Bahia por três mandatos consecutivos (1995–2011). Em 2010, conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados, sendo reeleito em 2014, 2018 e 2022, sempre representando a Bahia. Ao longo da trajetória, mudou de legendas até filiar-se ao União Brasil, partido pelo qual exerce o atual mandato. Na Câmara dos Deputados, consolidou-se como relator de pautas estruturantes, tendo assumido destaque nacional como relator da Reforma da Previdência (2017) e da Reforma Administrativa (PEC 32/2020). Também foi vice-líder do governo Michel Temer (2016–2019) e vice-líder do União Brasil (a partir de 2022).

Atuação no Congresso Nacional

No exercício de suas funções em Brasília, Arthur Oliveira Maia consolidou-se como figura central na análise constitucional e legislações estruturantes. Foi relator da Reforma da Previdência, da Reforma Administrativa (PEC 32/20), e de leis como a Lei de Responsabilidade das Estatais e a Lei Antiterrorismo. Em 2022, foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), colegiado essencial para tramitação legal de propostas na Câmara. Além disso, em 2023, assumiu a presidência da CPMI do 8 de janeiro, encarregada de investigar as invasões aos Três Poderes, eleição fruto de consenso e significativo prestígio político. Hoje, Arthur atua como vice-líder do União Brasil, integra compositivamente blocos de apoio ao governo e sua atuação é marcada por articulação entre diferentes setores e afinidade no Centrão.

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades!


© 2025 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.