José da Cruz Marinho, também conhecido como Zequinha Marinho, é um pedagogo, técnico em contabilidade e político brasileiro, filiado ao Podemos (PODE) (PODE). Atualmente exerce o seu primeiro mandato como senador da República pelo Pará, do qual foi vice-governador entre 2015 e 2019. É formado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Bacharel em Teologia pela Faculdade João Calvino (DF), técnico em contabilidade e pós-graduando em Administração Pública na Faculdade Internacional (PR)
Iniciou sua vida política em 1994, se candidatando ao cargo de deputado estadual pelo PDT, partido que estava filiado desde 1992, recebendo 7.965 votos. Na suplência, posteriormente foi efetivado ao cargo parlamentar em 1997. Em 1998, se reelege ao cargo com 16.060 votos.
Em 2002, Marinho se candidatou ao cargo de Deputado Federal, se elegendo com 76.177 votos, alcançando a 10ª colocação entre os demais concorrentes. Ao longo de seu primeiro mandato em Brasília, fez parte de diversos partidos políticos: ao assumir o mandato em 2003, ingressou no PTB, sendo que no mesmo ano, foi para o PSC, onde permaneceu até 2005, quando se filiou ao MDB; no mesmo ano, chegou a ficar por certo período sem filiação até retornar ao PSC, onde disputou a reeleição em 2006, se elegendo com 91.577 votos, como o 12º mais votado do estado. Após o pleito, retirou-se novamente do PSC, e retornou ao MDB, onde permaneceu até 2009, quando retornou ao seu partido anterior, estando filiado até hoje. Em 2010, foi novamente candidato à Câmara Federal, sendo eleito pela terceira vez consecutiva com 147.615 votos e o 7º mais votado.
Em 2014, se candidatou ao cargo de vice-governador do Pará na chapa do então governador e postulante à reeleição Simão Jatene (PSDB), sendo eleito no segundo turno. Tornou-se o primeiro vice-governador da Região Sul do Estado.
Em 2021, deixa o PSC e se filia ao PL, onde saiu candidato ao governo do Pará em 2022, em uma coligação encabeçada pelo seu antigo partido, o PSC, e o Patriota, intitulada União do Bem Pelo Pará, sendo um dos candidatos ligados ao Presidente da República e candidato à reeleição, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Fechou em 2º lugar, com 1.201.079 votos, equivalente a 27,13% dos votos válidos, sendo derrotado pelo seu ex-aliado, Helder Barbalho (MDB), num pleito decidido no primeiro turno.
O senador destaca-se pela defesa da liberdade de expressão, combate ao tráfico de drogas e melhoria da segurança pública. Ele busca implementar políticas eficazes para reduzir o impacto das drogas e tem proposto iniciativas para fortalecer a segurança nas ruas e prevenir a violência, sempre com foco na proteção dos direitos dos cidadãos. Além disso, Zeca Marinho se preocupa com os direitos das pessoas que possuem mobilidade reduzida.
Entre as suas principais atuações, destacam-se:
Ele é autor do PL 295/2024, que altera o Código Penal para prever o processamento mediante ação penal pública incondicionada para o crime de dano em contexto de violência doméstica contra a mulher.
Ele é autor do PL 2920/2022, que altera a Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019, para eliminar, nas condições que especifica, a vedação ao exercício de atividade econômica, como microempreendedor individual, por servidor público de qualquer dos entes federados, e dá outras providências.
Ele é relator do PL 1476/2024, que disciplina o transporte de passageiros com dificuldade de mobilidade física por empresas operadoras de aplicativos de transporte remunerado privado individual de passageiros em veículos automotores de quatro rodas.
Zequinha Marinho recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar em 2023 pelo Ranking dos Políticos, com uma nota de 7,59 pontos, sendo o 3º melhor parlamentar do Pará e o 30º na colocação geral.
© 2025 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.