Davi Alcolumbre
UNIÃO

Davi Alcolumbre

Senador - AP

NOME CIVIL:

DAVID SAMUEL ALCOLUMBRE TOBELEM

TELEFONE:

(61)

  • ANTIPRIVILEGIOS

    ANTIPRIVILÉGIOS Como votou

  • ANTICORRUPCAO

    ANTICORRUPÇÃO Processos judiciais

Trajetória

Art 17 § 1º O Presidente não poderá, senão na qualidade de membro da Mesa, oferecer proposição, nem votar, em Plenário, exceto no caso de escrutínio secreto ou para desempatar o resultado de votação ostensiva.

David Samuel Alcolumbre Tobelem, nascido em Macapá, é um comerciante e político brasileiro, filiado ao União Brasil (UNIÃO) e atual senador da República pelo Amapá. Presidiu o Senado Federal e o Congresso Nacional entre 2019 e 2021. De ascendência marroquina, foi o primeiro judeu a assumir a presidência do Senado.

Carreira Política

David Alcolumbre iniciou sua carreira política como vereador de Macapá, entre os anos de 2001 e 2003, enquanto filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Em seguida, em 2002, foi eleito deputado federal pelo estado do Amapá, sendo reeleito nas eleições de 2006 e 2010. Nas eleições de 2014, Alcolumbre candidatou-se ao Senado Federal, obtendo 36,26% dos votos e sendo eleito para o cargo. No ano seguinte, em 2015, foi eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, demonstrando sua capacidade de liderança e comprometimento com o desenvolvimento do país.

Em 2018, Alcolumbre concorreu ao cargo de governador do estado do Amapá, recebendo 94.248 votos, correspondendo a 23,75% dos votos válidos. No entanto, esse resultado não foi suficiente para qualificá-lo para a disputa do segundo turno. No ano de 2019, David Alcolumbre alcançou uma importante conquista ao ser eleito presidente do Senado Federal, obtendo 42 votos. Essa vitória foi resultado principalmente de parte da base do governo Jair Bolsonaro. Ele exerceu o cargo de presidente até 2021, quando foi sucedido por Rodrigo Pacheco (PSD/MG), que contou com seu apoio.

Após deixar a presidência do Senado Federal, David Alcolumbre assumiu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é considerada a mais importante da casa, demonstrando seu conhecimento e habilidades em questões constitucionais e jurídicas.

Nas eleições de 2022, Alcolumbre foi reeleito senador com expressivos 192.666 votos, consolidando seu apoio e respaldo junto ao eleitorado do Amapá. Sua trajetória política é marcada por sua atuação parlamentar e por importantes cargos de liderança que desempenhou no Senado Federal.

Atuação no Congresso Nacional

Em julho de 2017, votou contra a destituição do senador Aécio Neves (PSDB/MG) no Conselho de Ética do Senado. Em outubro de 2017, votou pela manutenção de Aécio no cargo, derrotando decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal em ação na qual Aécio era acusado de corrupção e obstrução de Justiça por pedir R$2 milhões (US$ 626.684,21 em 2017) ao dono da JBS Joesley Batista

Entre suas principais atuações, destacam-se: 

  • Ele é autor do PL 3118/2024, que altera a Lei nº 12.858, de 9 de setembro de 2013, para incluir as políticas de assistência aos estudantes da educação superior e da educação profissional, científica e tecnológica pública federal entre as prioridades para recebimento de recursos do Fundo Social. 
  • Ele é autor do PL 398/2020, que cria medidas de estímulo para o alistamento eleitoral de jovens com 16 anos de idade.
  • Ele foi relator do PLP 121/2024, que institui o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

 Em 2019 assumiu a presidência do Senado Federal e atualmente é o favorito para assumir o cargo de presidente da Casa no biênio de 2025 e 2026.

Reconhecimentos

Davi Alcolumbre foi agraciado com o Prêmio Excelência Parlamentar em 2024, pelo Ranking dos Políticos, destacando-se como o melhor senador do Amapá e ocupando a 11ª posição entre os senadores mais bem avaliados do país.

 

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades!


© 2025 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.