Fernando Monteiro é um político brasileiro que tem se destacado pela sua atuação na Câmara dos Deputados e sua defesa de pautas regionais. Abaixo, estão detalhes sobre sua carreira:
Fernando Monteiro foi reeleito para o seu terceiro mandato consecutivo como deputado federal com 99.751 votos (2% dos votos válidos). Sua principal bandeira política é o regionalismo, concentrando seus esforços na busca por recursos e investimentos para sua base eleitoral. Ele prioriza questões como abastecimento de água, construção de estradas, saúde e educação em sua atuação parlamentar.
Ao longo de seu mandato na Câmara dos Deputados, Fernando Monteiro protocolou 18 projetos de lei abrangendo diversas áreas temáticas. Entre eles, destacam-se:
1. Alteração na estrutura da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), indicando seu interesse na questão do saneamento e gestão de recursos hídricos.
2. Criação da Zona Franca do Sertão do São Francisco, visando estimular o desenvolvimento econômico na região.
3. Criação do Programa Nacional de Incentivo ao Trabalho de Egressos do Sistema Prisional, evidenciando sua preocupação com a reintegração de ex-detentos à sociedade.
Um dos projetos de lei de autoria de Fernando Monteiro foi aprovado e tornou-se lei. Esse projeto autorizava o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) a estabelecer, por resolução, a contratação de Instrumento de Dívida Subordinada com a Caixa Econômica Federal.
Em 2020, Fernando Monteiro ganhou destaque ao ser nomeado presidente da Comissão Especial que discutiu a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) sobre a reforma administrativa, uma pauta relevante para a estrutura do serviço público no Brasil.
Ele é alinhado ao governo do presidente Jair Bolsonaro, representando o Partido Liberal (PL) nas discussões e votações na Câmara dos Deputados.
© 2025 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.