o que é o ranking dos políticos
O QUE É O RANKING DOS POLÍTICOS?

Somos um ranking que compara políticos de todo o Brasil. Classificamos os legisladores do melhor para o pior. Sabemos que existe uma enorme quantidade de corruptos e incompetentes na política brasileira. No entanto, se votarmos em massa nos melhores (ou menos piores), incentivaremos uma melhoria no panorama político do Brasil. Nossa meta é oferecer informação para ajudar de forma objetiva as pessoas a votarem melhor. Somos um site particular criado por dois administradores de empresa. Não somos filiados a nenhum partido político ou grupo de interesse.

qual é a importância desse projeto?
QUAL É A IMPORTÂNCIA DESSE PROJETO?

Consertar os problemas brasileiros só pode ser feito pelas vias políticas, ou seja, votando e implantando leis boas. Como os políticos são os maiores beneficiários da situação atual, não é fácil fazê-los votar leis que prejudiquem a si mesmos. A boa notícia é que mesmo os políticos mais corruptos também dependem de votos, portanto, se a população votar melhor, consequentemente teremos políticos melhores e, aos poucos, pode-se aumentar a qualidade dos nossos representantes públicos. Com o tempo, se conseguirmos dezenas de milhões de eleitores acompanhando o Ranking, além de colocar para fora os corruptos, ainda criaremos um forte incentivo aos demais políticos para se comportarem bem, pois saberão que se trabalharem mal, perderão pontos no Ranking.

qual é o impacto do ranking no eleitor?
QUAL É O IMPACTO DO RANKING NO ELEITOR?

Um brasileiro que quiser votar com um mínimo grau de critério precisaria despender dezenas de horas por eleição pesquisando informações sobre os candidatos. Poucos tem o tempo ou a disposição para fazer isso, apesar da gigantesca importância para o País. O Ranking dos Políticos reúne eletronicamente centenas de milhares de fatos sobre todos os políticos e os resume de forma simples de escolher. Ao consultar o Ranking dos Políticos, mesmo que não tenha tempo, um eleitor pode votar de modo consciente em poucos minutos e evitar que os maus políticos sejam reeleitos.

quem criou esse site e por quê?
QUEM CRIOU ESSE SITE E POR QUÊ?

Esse site foi idealizado por Alexandre e Renato, dois administradores de empresa que, igualmente a milhões de brasileiros, estão indignados com a corrupção e a má qualidade do setor público em geral. Acreditamos que manifestações genéricas não resolvem o problema, pois elas favorecem os mais corruptos, passando a impressão de que "ninguém presta" e acabando com o incentivo de retirarmos os piores da política. Acreditamos que o Ranking seja a maneira mais eficiente de melhorar o Brasil, pois se tirarmos os piores e votarmos nos menos piores, criaremos um ciclo virtuoso de melhoria.

quem financia esse site
QUEM FINANCIA ESSE SITE?

Esse site é uma iniciativa particular dos fundadores, que são também os únicos financiadores desse projeto. Até o momento, foram investidos cerca de trinta mil reais na criação do site e mais cerca de cinco mil reais por mês de manutenção. Entendemos que esse projeto é uma contribuição para melhorar a cidadania no Brasil e queremos permanecer sempre independentes. Não aceitamos doações nem recebemos dinheiro de fora, nem de pessoas físicas nem instituições nem ninguém. Se alguém quiser contribuir com esse trabalho basta nos enviar informações sobre políticos.

o que é o ranking dos políticos
COMO SABER SE ESSE SITE É REALMENTE NEUTRO?

Todos os dados apresentados nesse projeto são de origem oficial pública, sendo a maioria deles vindos diretamente do site do Congresso. Cada ponto ganho ou tirado está documentado, com a origem da informação e a fonte, de modo que qualquer um possa conferir. Nosso trabalho não é criar informações e sim apenas buscá-las nas fontes oficiais (veículos da grande mídia, fichas criminais no judiciário, dados do Congresso, etc), organizando as informações para facilitar a leitura. Somos auditados diariamente por milhares de visitantes que acompanham o ranking, conferem, criticam e corrigem, quando necessário.

o que é o ranking dos políticos
COMO É CALCULADO O RANKING?

Cada político começa com duzentos pontos e, de acordo com os dados que obtemos, ele pode ganhar ou perder pontos. Consideramos como válidas as informações vindas de fontes oficiais, como sites governamentais e de veículos de mídia de primeira linha. Além disso, acompanhamos as votações de cada político e classificamos as leis de acordo com o quanto elas ajudam ou atrapalham o País, de acordo com os critérios do site.

Pontuação inicial: 200 pontos iniciais para que 80% dos parlamentares tenham pontuação positiva
Presença nas sessões:

A cada 10% a mais de faltas que a pessoa tiver, perde-se 10 pontos. A cada 10% de faltas a menos que o parlamentar tiver, ganha-se 10 pontos.

Privilégios:

A cada 10% acima da média de gastos: - 10 pontos
A cada 10% abaixo da média de gastos: + 10 pontos

Processos Judiciais:

Cada processo judicial: - 10 pontos
Cada acusação grave: - 10 pontos
Processos graves com condenação: Pesa o triplo

Qualidade Legislativa:

São pontuadas todas as leis de - 10 à + 10, em que levamos em consideração:

  • Diminuição dos gastos públicos.
  • Incentivo à livre iniciativa e regime de mercado.
  • Combate à corrupção.
  • Eficiência do serviço público.
  • Meritocracia no funcionalismo.
  • Liberdade de expressão e informação.

Mentirômetro:

Variação de -10 a +10 de acordo com o teor da informação e a cada uma fornecida.

Outros:

1.1 FORMAÇÂO:
+ 10 para formação universitária.

1.2 MUDANÇA DE PARTIDO:
Manter filiação partidária: + 10.
Mudança partidária: - 10

1.3 FILIAÇÃO PARTIDÁRIA:
1 partido: + 10.
2 partido: 0.
3 partido: - 10.
4 partido: - 20.
5 partido: - 30.

o que significa político 'NR'
O QUE SIGNIFICA POLÍTICO "NR"?

NR significa “Não Ranqueado”. Algo que ocorre quando o político perde todos os 200 pontos iniciais, causando a sua saída do ranking.

Finalidade: Chamar a atenção apenas aos bons políticos (ou aos menos piores) e não ficar destacando os piores do Brasil. Ou seja, se um político estiver marcado como "NR", recomendamos fortemente não votar nele.

o site se posiciona em relação aos temas sociais como aborto, pena de morte, casamento gay, etc
O SITE SE POSICIONA EM RELAÇÃO AOS TEMAS SOCIAIS COMO ABORTO, PENA DE MORTE, CASAMENTO GAY, ETC?

Não. Esse tipo de tema não influencia o ranking, nem pra melhor nem para pior. Entendemos essas questões como assuntos particulares e delicados, na qual as opiniões dos brasileiros divergem consideravelmente. Focamos em assuntos em que o consenso é muito maior entre os cidadãos, como por exemplo o combate à corrupção.

o site se posiciona em relação a temas econômicos e jurídicos
O SITE SE POSICIONA EM RELAÇÃO A TEMAS ECONÔMICOS E JURÍDICOS?

Sim. Temos firmes valores e princípios a respeito de temas econômicos e de liberdade. Nosso sistema de pontuação baseia-se nesses valores. Acreditamos na defesa dos direitos humanos, no respeito às leis, no combate à corrupção e aos privilégios, na livre iniciativa, no regime de mercado, na eficiência dos serviços públicos, na redução do desperdício, na liberdade de informação e outras bandeiras conquistadas pela civilização nos últimos séculos. Não somos absolutamente "neutros" (se é que exista alguém que seja) e o visitante que navegar pelo nosso site precisa saber disso antes de usar esse projeto. Não temos nada a esconder.

o site tem relacionamento ou apoio de algum partido político
O SITE TEM RELACIONAMENTO OU APOIO DE ALGUM PARTIDO POLÍTICO?

Não. Não temos contato, apoio ou conversas de nenhum tipo com qualquer partido ou grupo de interesse. Não aceitamos pressões, incentivos nem contatos de tais grupos exceto através dos canais normais desse site, de forma documentada e via eletrônica.

o site ainda está incompleto. quais são os planos futuros
O SITE AINDA ESTÁ INCOMPLETO. QUAIS SÃO OS PLANOS FUTUROS?

O site está em constante evolução. Estamos aperfeiçoando os mecanismos de busca, agregando mais informações e recebendo dados de milhares de internautas. A ferramenta ficará cada vez melhor. Como toda iniciativa humana, somos sujeitos a falhas. Caso o visitante detecte um erro, agradecemos antecipadamente nos escrever para resolvermos. Apreciamos todo tipo de contato, desde que seja eletrônico e documentado, inclusive de políticos que detectarem alguma informação errada. Se o erro for comprovado por documento isento, de órgão de mídia de primeira linha, retiraremos a informação errada em até 48 horas.

Conselheira voluntária

Flavia Virginia

Filósofa, cantora e compositora, nasceu em Maceió em 1972 e vive em São Paulo. Após 20 anos de carreira exclusiva como cantora e compositora, onde cantou com diversos artistas nacionais e estrangeiros, Flavia Virginia passou a se dedicar à area de transmissão de conhecimento, tendo se formado em Filosofia e se especializado em Logoterapia. Além disso cuida, para as próximas gerações, do legado de música brasileira de excelência, herança do pai, Djavan

Conselheira voluntária

Regina Esteves

Brasileira, formada em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Universitária, trabalhou na The Paul University (USA). Foi Pró-reitora Comunitária na Universidade São Marcos. Atuou como diretora de Projetos Especiais do Gabinete do Ministro da Educação e junto ao Conselho da Comunidade Solidária, na Presidência da República. Participou da criação do Programa Alfabetização Solidária e da fundação da Associação AlfaSol, respondendo atualmente como Diretora-Presidente. Desde 2009, responde também pela gestão do Centro Ruth Cardoso e da Comunitas – Parcerias para o Desenvolvimento Solidário, como Diretora-Presidente. Participa ainda de diversos conselhos: conselho curador Fecap, conselho Social da FIESP, conselho de Educação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do conselho deliberativo do Guia Exame de Sustentabilidade

Conselheiro voluntário

Rogerio Chequer

Engenheiro de produção pela Poli-USP, trabalhou em bancos de investimento no Brasil e Estados Unidos. Em 2010, mudou para o ramo de comunicação, entrando na agência SOAP e a levando aos EUA. Em 2014, foi co-criador do movimento Vem pra Rua.

Conselheiro voluntário

Alexandre Ostrowiecki

Nascido em 1978, é administrador de empresas pela FGV com MBA em gestão no Insper e OPM pela universidade de Harvard, bem como economia pela Universidade de Jerusalém. É diretor presidente da escola filantrópica Alef Peretz, bem como da Multilaser, indústria de informática. É coautor do livro Carregando o Elefante e atua voluntariamente em diversos projetos sociais e conselhos

Conselheiro voluntário

Renato Feder

Formou-se em Administração de Empresas pela FGV em 2000. Em 2005 concluiu Mestrado Stritu Senso em Economia pela USP. Em 2007 co-escreveu o livro Carregando o Elefante. Atualmente é Sócio e CEO da Multilaser também é CEO da Aluno 10, empresa de tecnologia educacional aplicada ao reforço escolar

Conselheiro voluntário

Luis Felipe d`Avila

Brasileiro, é formado em ciências políticas pela Universidade Americana em Paris e tem mestrado em administração pública pela Harvard Kennedy School. Fundador do Centro de Liderança Pública e da Editora d`Avila, com títulos como as revistas República e Bravo! Membro do conselho da Laspau, Instituto Millenium e Tribunal Superior Eleitoral. Autor dos livros Dona Veridiana, Os Virtuosos e Caráter e Liderança.