o que é o ranking dos políticos
O QUE É O RANKING DOS POLÍTICOS?

Somos um ranking que compara políticos de todo o Brasil. Classificamos os senadores e deputados federais do melhor para o pior. Sabemos que existe uma enorme quantidade de corruptos e incompetentes na política brasileira. No entanto, se votarmos em massa nos melhores (ou menos piores), incentivaremos uma melhoria no panorama político do Brasil. Nossa meta é oferecer informação para ajudar de forma objetiva as pessoas a votarem melhor, levando em consideração principalmente o combate à corrupção, privilégios e desperdício da máquina pública. Somos um site particular criado por dois administradores de empresa. Não somos filiados a nenhum partido político ou grupo de interesse.

qual é a importância desse projeto?
QUAL É A IMPORTÂNCIA DESSE PROJETO?

Consertar os problemas brasileiros só pode ser feito pelas vias políticas, ou seja, votando e implantando leis boas. Como os políticos são os maiores beneficiários da situação atual, não é fácil fazê-los votar leis que prejudiquem a si mesmos. A boa notícia é que mesmo os políticos mais corruptos também dependem de votos, portanto, se a população votar melhor, consequentemente teremos políticos melhores e, aos poucos, pode-se aumentar a qualidade dos nossos representantes públicos. Com o tempo, se conseguirmos dezenas de milhões de eleitores acompanhando o Ranking, além de colocar para fora os corruptos, ainda criaremos um forte incentivo aos demais políticos para se comportarem bem, pois saberão que se trabalharem mal, perderão pontos no Ranking.

qual é o impacto do ranking no eleitor?
QUAL É O IMPACTO DO RANKING NO ELEITOR?

Um brasileiro que quiser votar com um mínimo grau de critério precisaria despender dezenas de horas por eleição pesquisando informações sobre os candidatos. Poucos tem o tempo ou a disposição para fazer isso, apesar da gigantesca importância para o País. O Ranking dos Políticos reúne eletronicamente centenas de milhares de fatos sobre todos os políticos e os resume de forma simples de escolher. Ao consultar o Ranking dos Políticos, mesmo que não tenha tempo, um eleitor pode votar de modo consciente em poucos minutos e evitar que os maus políticos sejam reeleitos.

quem criou esse site e por quê?
QUEM CRIOU ESSE SITE E POR QUÊ?

Esse site foi idealizado por Alexandre e Renato, dois administradores de empresa que, igualmente a milhões de brasileiros, estão indignados com a corrupção e a má qualidade do setor público em geral. Acreditamos que manifestações genéricas não resolvem o problema, pois elas favorecem os mais corruptos, passando a impressão de que "ninguém presta" e acabando com o incentivo de retirarmos os piores da política. Acreditamos que o Ranking seja a maneira mais eficiente de melhorar o Brasil, pois se tirarmos os piores e votarmos nos menos piores, criaremos um ciclo virtuoso de melhoria.

quem financia esse site
QUEM FINANCIA ESSE SITE?

Esse site é uma iniciativa particular dos fundadores, que são também os únicos financiadores desse projeto. Entendemos que esse projeto é uma contribuição para melhorar a cidadania no Brasil e queremos permanecer sempre independentes. Não aceitamos doações nem recebemos dinheiro de fora, nem de pessoas físicas nem instituições nem ninguém. Se alguém quiser contribuir com esse trabalho basta nos enviar informações sobre políticos e divulgar nosso site e redes sociais.

o que é o ranking dos políticos
COMO SABER SE ESSE SITE É REALMENTE CONFIÁVEL?

Todos os dados apresentados nesse projeto são de origem oficial pública, sendo a maioria deles vindos diretamente do site do Congresso. Cada ponto ganho ou tirado está documentado, com a origem da informação e a fonte, de modo que qualquer um possa conferir. Nosso trabalho não é criar informações e sim apenas buscá-las nas fontes oficiais (veículos da grande mídia, fichas criminais no judiciário, dados do Congresso, etc), organizando as informações para facilitar a leitura. Somos auditados diariamente por milhares de visitantes que acompanham o ranking, conferem, criticam e corrigem, quando necessário. Além da pontuação referente às informações públicas, pontuamos os políticos de acordo com sua qualidade legislativa. O valor de cada lei votada é definido por nosso Conselho de Avaliação de Leis, levando em conta critérios como o combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício.

o que é o ranking dos políticos
COMO É CALCULADO O RANKING?

A pontuação dos políticos é definida de acordo com os dados que obtemos sobre gastos, assiduidade, fidelidade partidária e processos judiciais. Consideramos como válidas as informações vindas de fontes oficiais, como sites governamentais e de veículos de mídia de primeira linha. Além disso, acompanhamos as votações mais importantes, e pontuamos os políticos de acordo com sua qualidade legislativa. O valor das leis analisadas é definido por nosso Conselho de Avaliação de Leis, levando em conta o quanto elas ajudam ou atrapalham o País.

combate a corrupção
COMBATE À CORRUPÇÃO

Muito mais do que um problema em si, a corrupção é um sintoma que aparece quando a estrutura do ambiente de negócios proporciona oportunidades para que facilidades sejam vendidas. Quanto mais burocracia e poder concentrados nas mãos de poucos, maiores as chances para que os corruptos se aproveitem desse sistema. Por isso, valorizamos leis que diminuam a burocracia e facilitem o empreendedorismo e a concorrência, o que no final das contas vai fazer a corrupção diminuir. Quanto mais regulamentações inúteis e complicadas, mais “favores” existirão para serem vendidos. A impunidade é outro fator que também incentiva os maus empresários e funcionários públicos a praticarem atos de corrupção, pois como a chance de ser preso é pequena, vale a pena correr o risco. Por isso, o Ranking atribui pontos para projetos que desmontem esse sistema corrupto, e penaliza aqueles que o alimentam. Também tiramos pontos de todos os políticos, sejam de que partido forem, que estejam envolvidos em processos judiciais.

combate aos privilégios
COMBATE AOS PRIVILÉGIOS

O Brasil é o paraíso dos privilegiados. Podemos dividi-los em dois grupos principais: o primeiro é formado pelos próprios políticos e boa parte dos funcionários públicos, que contam com regalias como cota parlamentar, seguro saúde vitalício para toda a família e aposentadoria integral. O segundo grupo é composto por alguns empresários amigos do governo, que conseguem mamatas que ninguém mais consegue: empréstimos com juros abaixo do mercado, isenções fiscais, leis feitas sob encomenda, incentivos a mercados que não teriam demanda sem a intervenção do governo e muito mais. É o que chamamos de capitalismo de compadrio, aquele tipo de economia que se baseia não em esforço e competência mas sim em conexão com o Estado “paizão”. Por isso, retiramos pontos de parlamentares que votam leis que ampliam privilégios, e adicionamos pontos aos políticos que combatem esse tipo de favorecimento.

combate ao desperdício
COMBATE AO DESPERDÍCIO

O Estado brasileiro é inchado e ineficiente. Cargos desnecessários são criados para atender acordos políticos, não há critérios técnicos para definir as prioridades, e o planejamento quase sempre é feito sem pensar no longo prazo. Os três braços do governo, Executivo, Legislativo e Judiciário, estão todos pesados e lentos demais, sugando recursos que deveriam servir à população e piorando a qualidade dos serviços públicos. Por tudo isso, o governo desperdiça boa parte do dinheiro arrecadado com sua altíssima carga tributária. Assim, políticos a favor de leis que contribuam para a maior eficiência do estado e consequente redução do desperdício dos recursos públicos são pontuados de forma positiva. Já aqueles que apoiam ideias que aprofundam esse problema perdem pontos no Ranking.

o site se posiciona em relação aos temas sociais como aborto, pena de morte, casamento gay, etc
O SITE SE POSICIONA EM RELAÇÃO AOS TEMAS SOCIAIS COMO ABORTO, PENA DE MORTE, CASAMENTO GAY, ETC?

Não. Esse tipo de tema não influencia o ranking, nem pra melhor nem para pior. Entendemos essas questões como assuntos particulares e delicados, na qual as opiniões dos brasileiros divergem consideravelmente. Focamos em assuntos em que o consenso é muito maior entre os cidadãos, como por exemplo o combate à corrupção.

o site se posiciona em relação a temas econômicos e jurídicos
O SITE SE POSICIONA EM RELAÇÃO A TEMAS ECONÔMICOS E JURÍDICOS?

Sim. Temos firmes valores e princípios a respeito de temas econômicos e de liberdade. Nosso sistema de pontuação baseia-se nesses valores. Acreditamos na defesa dos direitos humanos, no respeito às leis, no combate à corrupção e aos privilégios, na livre iniciativa, na propriedade privada, no regime de mercado, na eficiência dos serviços públicos, na redução do desperdício, na liberdade de informação e outras bandeiras conquistadas pela civilização nos últimos séculos. Não somos absolutamente "neutros" (se é que exista alguém que seja) e o visitante que navegar pelo nosso site precisa saber disso antes de usar esse projeto. Não temos nada a esconder.

o site tem relacionamento ou apoio de algum partido político
O SITE TEM RELACIONAMENTO OU APOIO DE ALGUM PARTIDO POLÍTICO?

Não. Não temos contato, apoio ou conversas de nenhum tipo com qualquer partido ou grupo de interesse. Não aceitamos pressões, incentivos nem contatos de tais grupos exceto através dos canais normais desse site, de forma documentada e via eletrônica.

o site ainda está incompleto. quais são os planos futuros
QUAIS SÃO OS PLANOS FUTUROS?

O site está em constante evolução. Estamos sempre agregando mais informações e recebendo dados de milhares de internautas. A ferramenta ficará cada vez melhor. Como toda iniciativa humana, somos sujeitos a falhas. Caso o visitante detecte um erro, agradecemos antecipadamente nos escrever para resolvermos. Apreciamos todo tipo de contato, desde que seja eletrônico e documentado, inclusive de políticos que detectarem alguma informação errada.