Impostos de consumo

Se toda vez que tivermos uma chance de aprovar alguma medida boa alguém for lá e ficar criticando sem nenhum embasamento qualquer aí nossas chances de ir pra frente vão pelo ralo.

Veja por exemplo o caso dos impostos de consumo. Se o imposto for reduzido, os preços caem também e o poder de consumo das famílias fica melhor. Aí vem, sempre, alguns cínicos, dizendo "duvido que os empresários vão baixar os preços. Eles vão embolsar a diferença".

Nãaaaaaoooo. Pessoal, vamos retomar o básico do básico de economia? Vamos aprender sobre as leis de oferta e procura, já amplamente documentadas e embasadas por 100% dos economistas sérios? Empresários não são bonzinhos. Empresários não são malvados. Eles cobram o que dá pra cobrar. 

A caixa de sabão em pó custa dez reais porque é o preço de mercado. Se fosse apenas uma questão de ganância, a fábrica de sabão cobraria vinte reais e ganharia mais, não é mesmo? Ela não faz isso porque não consegue. 

Se o governo reduz o imposto para todo mundo, o custo cai para todo mundo e a competição força as empresas a baixar o preço. 

Se você quer ver um país em que as empresas ganham relativamente pouco e o cidadão tem um padrão de vida cada vez maior, então as leis precisam favorecer muita competição e impostos de consumo relativamente baixos.

Data: 22/11/2016 - Fonte: https://www.facebook.com/rankingpoliticos/photos/a.256607937790924.57371.188272077957844/10819133719

Voltar