Corrupção, um jogo feito para ser sujo

Os políticos não são mais malvados que o resto das pessoas. Eles simplesmente jogam um jogo que foi feito para ser sujo. O jogo que foi criado no Brasil sempre foi ancorado por duas ideias:
1) Se não roubar, não tem dinheiro pra campanha e você estará fora
2) Se roubar, nada vai acontecer - impunidade
É por isso que tantos políticos, de tantos partidos, aparecem nos escândalos. Olhe-se no espelho e antes de achar que Brasília foi tomada por um bando de diabos pergunte-se com sinceridade se você não faria o mesmo: a chance de uma vida de riqueza e poder, sem risco, apenas jogando o jogo que todo mundo à sua volta está jogando. Seja franco.
Precisamos acabar com isso. Precisamos atuar para as duas frases acima deixarem de ser verdadeiras. Punir os culpados, apoiar a lava-jato, colocar na cadeia, pela primeira vez, todos os corruptos que conseguirmos capturar, é um primeiro passo.
Depois precisa mudar o jogo. Precisa de reforma política. Precisa baratear a campanha, de modo que um político não precise gastar uma fortuna para ser eleito. Precisa ter barreira pra acabar com um monte de partidecos de aluguel. Precisa acabar com os cargos nidicados, que são moeda de troca de negociatas. Precisa de voto distrital. Precisamos fechar entre nós, os cidadãos desse país, agenda positiva e bater, bater, bater até as mudanças serem feitas e o jogo ficar mais limpo.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Data: 06/02/2017 - Fonte: https://www.facebook.com/rankingpoliticos/photos/a.256607937790924.57371.188272077957844/11892099745

Voltar